Os Grupos de Auto-Ajuda (GAA) são um dos mais significativos movimentos sociais contemporâneos, em grande expansão, baseado no facto de serem constituídos e liderados pelos próprios utentes, revelando uma grande riqueza na inovadora abordagem dos problemas. Distingue-se da generalidade dos grupos de apoio por ser orientado por um conjunto de princípios e valores que assentam no respeito pela diversidade das pessoas, das capacidades individuais e da comunidade, na identificação e criação de recursos adequados.
Antes do início dos GAA são levadas a cabo Sessões Psicopedagógicas onde conceituados psiquiatras prestam esclarecimentos generalizados sobre Saúde Mental aos associados. São abordados temas especialmente relacionados com a doença Unipolar (Depressiva) e Bipolar (Maníaco-Depressiva).
Inicialmente, técnicos da ADMD participam nas Sessões. Numa segunda fase, afastam-se progressivamente e é eleito um líder e um vice-líder. Estes coordenarão então o grupo, dando oportunidade aos membros de gerir a sua dinâmica interna.
Os GAA constituem um local de convívio onde pessoas partilham ideias, sentimentos, opiniões e experiências. O objectivo é elevar a auto-estima, a auto-confiança e a estabilidade emocional.
Este espaço constitui uma ponte entre indivíduos isolados pela doença, facilitando o contacto com experiências paralelas distantes mas semelhantes, fomentando a intercomunicação e o estabelecimento de relações de suporte positivas.
Dr.ª Renata Frazão
Psicóloga Clínica da ADMD